Pesquisar Neste Blog 1

Como Zerar um HD Inteiro? (Zero Fill)

0
Como Zerar um HD Inteiro? (Zero Fill)

O que é uma formatação zero fill?
Zero fill é o processo no qual é gravado o bit zero (lembrando que computadores só têm os bits zero e um) em todos os setores do disco rígido. Esse procedimento deixa o disco rígido “como de fábrica”.

Para que serve?
O Zero fill pode ser uma opção para alguns usuários que estão querendo vender o seu disco rígido mas temem que o comprador possa tentar vasculhar o disco para ver os dados que o usuário antigo tinha em seu disco (como dados confidenciais).
Também pode funcionar na recuperação de Bad blocks, que são setores defeituosos do disco marcados para não serem utilizados pelo sistema e evitar assim a perda de dados. A recuperação desse setores defeituosos não é garantida, mas pode funcionar.

Lembre-se: só execute esta formatação caso vc já tenho feito o seu backup!
OBS: não é possível zerar uma ou mais partições, esse processo zera o HD inteiro!
OBS²: quanto tempo demora esse processo? não sei, quando eu fiz no meu note deixei a noite toda... vai depender do tamanho do seu HD, o meu é de 500 Gb.

Para começar, tudo o que vc vai precisar é da imagem iso do Ubuntu, que vc pode baixá-lo aqui, e de um CD (700 Mb) ou pendrive (1 Gb). Recomendo o pendrive.


Ubuntu 12.04.1 x86: http://releases.ubuntu.com/12.04/ubu...86.iso.torrent
Ubuntu 12.04.1 x64: http://releases.ubuntu.com/12.04/ubu...64.iso.torrent

Com a imagem iso do Ubuntu em seu pc, vc pode gravá-la em um CD com o programa CDBunerXP ou fazer um pendrive bootável, usando o LiLi USB Creator, ambos programas para Windows.

CDBurnerXP: http://cdburnerxp.se/en/download
LiLi USB Creator: http://www.linuxliveusb.com/en/download

Caso necessite, altere a ordem de boot na sua BIOS para que o arranque seja a partir do CD ou do pendrive.

Feito isso, insira o CD ou pendrive com o Ubuntu e logo que aparecer a tela roxa tecle "Ctrl", escolha "Portugues do Brasil" usando as setas do teclado, depois escolha a opção "Experimentar o Ubuntu sem instalar".

Após a inicialização completa, tecle "Ctrl+Alt+T", esse comando abrirá o temível Terminal, mas aqui vc não precisa teme-lo, nele vc irá digitar os seguintes comandos:

1º comando:
sudo passwd - este comando te dará privilégios de administrador para colocar a senha de administrador (root).
Insira a senha (ela não vai aparecer enqto vc a digita) e tecle "Enter". Redigite a senha e novamente tecle "Enter".

2º comando:
sudo su - este comando te logará como root, e a partir daí todo comando é executado como administrador, cuidado para não executar comandos errados logado como root.

3º comando: (exatamente como está abaixo, deixe os espaços)
dd if=/dev/zero of=/dev/sda (Enter)
Não aparecerá nada, só quando terminar o processo.

Agora é só esperar o processo retornar os dados resultantes da formatação e pronto! Vc terá seu HD zerado sem nenhum dado ou sistema operacional instalado nele!

Veja a imagem abaixo com o processo rodando em cima de um HD de 4,5 Gb

Postar um comentário

0 Comentários
* Por Favor, Não Faça Spam Aqui. Todos os Comentários São Revisados Pelo Administrador.
Postar um comentário (0)

#buttons=(Aceito !) #days=(365)

COOKIES: Esse Site Guarda Estatísticas de Visitas Para Melhorar a Sua Experiência de Navegação e Disponibilizar Funcionalidades Adicionais, Saiba Mais em Nossa Política de Privacidade
Aceito !