
1 - Verificando a velocidade prometida
Antes de qualquer coisa, confira se a velocidade de transferência está de acordo com a especificada pelo provedor de acesso à internet. Visite um dos sites abaixo para conferir a velocidade da sua conexão.
Alternativamente, você pode baixar o MySpeed PC para efetuar o teste. Ele é um programa gratuito que mede a velocidade de download e upload através de gráficos. Além disso, ele testa a capacidade da conexão que deve ser igual ao especificado no contrato com o provedor.
Para obter resultados mais precisos, procure realizar os testes em horários de menor tráfego (madrugada e finais de semana). Feche todos os programas que possam realizar transferência de dados.

O acesso à internet por banda larga no Brasil cresceu muito nos últimos anos para os usuários domésticos. Da mesma forma, as reclamações de consumidores insatisfeitos com os serviços também cresceram — a maioria delas por causa da velocidade da conexão.
A velocidade de download não é exatamente o que as companhias anunciam. Todas elas praticam o chamado “overselling”, ou seja, as empresas vendem o mesmo link de dados para várias pessoas (em torno de 30 por link).

É por isso que as empresas conseguem vender planos de 4, 6 ou 10 Megabits a preços acessíveis para usuários domésticos. Links dedicados (empresariais) possuem uma banda fixa e não possuem grandes variações na taxa de transferência, no entanto são bem mais caros.
2 - Elimine qualquer intruso

Depois, verifique se existe algum programa “intrometido”. Para isso, baixe e instale o Bitmeter II. Ele é um programa gratuito que mostra o status da conexão em tempo real através de gráficos. Desligue todos os programas que utilizam conexão com a internet e observe o gráfico para verificar se existem conexões não autorizadas.
3 - Troque o modem ou atualize o firmware

Mesmo sendo um modelo novo, verifique se o modem possui a última versão do firmware instalada. O firmware é um software que controla internamente os equipamentos eletrônicos e sua atualização pode trazer melhoras na conexão. Para saber a versão do firmware, você precisará entrar na interface de configuração do modem.
Configurando o modem
Primeiramente, você terá que descobrir o IP do modem. Para isso, vá até ao Menu Iniciar e clique em Executar. Digite "cmd" na linha de comando (sem as aspas) e pressione Enter. Se você é usuário do Windows 98, digite "command" ao invés de "cmd".
Digite "ipconfig" na janela que abrir e pressione Enter novamente. O IP do modem que você procura será o valor do “Gateway Padrão”. Anote este número e digite em seu navegador (Firefox, Internet Explorer, etc.).



Reinicie o modem e o computador e realize novamente os testes de velocidade acima. Além da melhora no tráfego de dados, a troca do modem ou a atualização de firmware podem resolver problemas de queda de conexão.
4 - Verifique as configurações do modem
Enquanto estiver na interface de configuração do modem, aproveite para dar uma olhada nos parâmetros de configurações. A velocidade máxima de download e upload permitida devem estar de acordo com o plano contratado junto ao provedor de acesso. Se os valores divergirem, ligue para seu provedor de acesso e peça que eles o ajudem a configurar.
5 - Dê uma geral na fiação
Cabos velhos e mal instalados prejudicam a estabilidade do sinal e causam queda de conexão. Procure eliminar emendas e extensões na linha telefônica ou no cabo.
No caso do ADSL, os usuários utilizam filtros de linha para cada telefone. Assim, o sinal ADSL percorre todas as extensões da casa até encontrar o filtro, o que prejudica o sinal. O mais recomendado é fazer a interceptação do sinal quando a fiação chega à residência. Coloque um único filtro para todos os telefones e estique um cabo exclusivamente para o computador.


Por último, mas não menos importante, verifique se sua casa possui um sistema de aterramento apropriado e se os eletrodomésticos estão conectados a ele. Fios elétricos com excesso de tensão (voltagem) podem causar ruídos na linha. Além disso, o aterramento é uma questão de segurança.
6 - Configure seus programas
Se você fez todos os passos até aqui e sua conexão melhorou, é hora conferir algumas dicas de como turbinar sua conexão e usar até o último bit por segundo disponível. Otimize seu sistema e programas, afinal, internet rápida com um computador lento não ajuda muito.
Existem diversas ferramentas que fazem uma verdadeira faxina no seu computador. Confira neste link alguns programas que ajudam a manter seu sistema limpinho. Eles permitem corrigir entradas inválidas de registro do sistema, limpar históricos de atividades, desinstalar programas, entre outros.
Com a “casa” limpa, está na hora de acelerar seus downloads com um dos gerenciadores de downloads disponíveis aqui no Baixaki. Confira uma lista deles neste artigo e escolha o que melhor satisfazer suas necessidades.

Conclusão
Um problema pode ter várias causas, mas também existem diversas opções para solucioná-lo. Fique atento para não ser enganado pelas empresas provedoras de acesso e verifique se todos os equipamentos estão em ordem. Feito isso, você pode tirar proveito de toda banda disponível para realizar suas transferências e navegar tranqüilo.