Como Denunciar Irregularidades Cometidas no Email no Arquivo e na Internet?

Como Denunciar Irregularidades Cometidas no Email de Arquivo e na Internet?

No Brasil há Autoridades e Grupos Especializados em Receber Denúncias Contra Irregularidades Cometidas na Internet.

Estão Disponíveis Abaixo Os Endereços Para o Envio de Denúncias:

Polícia Federal
Violação de E-mail
  • cert@cert.br - E-mail do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil, que tem feito um trabalho de combate a golpes de phishing scam, coordenado com os sites que estão hospedando programas maléficos, com algumas instituições financeiras e empresas antivírus.
Sites Fraudulentos
  • phishing@cais.rnp.br - Endereço do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para envio de mensagens relacionadas com páginas falsas, principalmente de instituições financeiras.
Arquivo Infectado Por Vírus
  • artefatos@cais.rnp.br - Endereço do CAIS para recebimento de denúncias sobre aplicativos suspeitos (cavalos-de-tróia e outros programas maléficos usados nos golpes on-line).
  • No site VírusTotal. Analise arquivos e URLs suspeitos para detectar tipos de malware e compartilhe-os automaticamente com a comunidade de segurança, Você encontrará informações sobre diversos tipos de vírus, Antivírus, links para download de programas.
Denunciar na Prefeitura
Fale Com a Ouvidoria Geral do Município
  • Entre os serviços prestados pela Ouvidoria está o acolhimento de manifestações dos cidadãos(ãs) paulistanos(as), conforme links abaixo relacionados. Clique em uma das opções desejadas para obter informações detalhadas sobre como proceder para registrar sua manifestação.
Denúncias
Reclamações
Acesso à Informação
Outros Tipos de Manifestação
Atendimento Presencial – Descomplica SP
A Ouvidoria Geral do Município também realiza atendimentos presenciais nas Unidades do Descomplica SP. A rede descentralizada de atendimento da OGM está prevista no Código de Defesa do Usuário do Serviço Público, instituído pelo Decreto 58.426/2018, que regulamentou a Lei Federal 13.460/2017, reconhecendo no cidadão(ã) sua condição de participante da gestão municipal.
>> Aviso Importante – Covid-19 <<
O atendimento presencial da Ouvidoria Geral do Município de São Paulo, que tinha sido suspenso pelo Decreto 59.283/2020, foi retomado gradativamente nas unidades do Programa Descomplica SP, conforme o decreto 59.604, de 14 de julho de 2020, com agendamento dos atendimentos que ocorrem das 10h às 16h.
Unidades do Descomplica SP:
  • Butantã - Rua Ulpiano da Costa Manso, 201,Jardim Peri Peri, São Paulo – CEP 05538-000
  • Santana/Tucuruvi - Avenida Tucuruvi, 808, Tucuruvi – São Paulo – SP – CEP. 023404-002
  • Campo Limpo - Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 65, Chácara Nossa Senhora do Bom Conselho, São Paulo – SP – CEP 05763-470
  • São Miguel Paulista - Rua Dona Ana Flora Pinheiro de Souza, 76, Vila Jacuí, São Paulo – SP, CEP 08060-150
  • Jabaquara - Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 2.314 - Jabaquara - São Paulo, CEP 04308-001
  • São Mateus - Avenida Ragueb Chohfi, 1.400 - Parque São Lourenço, São Paulo - CEP 08375-001
  • Penha - Rua Candapuí, 492 - Penha, São Paulo - CEP 03621-000
  • Capela do Socorro - Rua Cassiano dos Santos, 499 - Jardim Cliper - CEP 04827-110
Outros Canais de Atendimento
  • Presencial (suspenso temporariamente pelo Decreto 59.283/2020 )
  • Posto Aqui tem Ouvidoria - Rua Dr. Falcão, nº 69 (ao lado da Estação Anhangabaú do Metrô – Linha Vermelha) Atendimento setorial das Secretarias Municipais de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), da Pessoa com Deficiência (SMPED) e da Ouvidoria Geral do Município.
Telefone
  • Número 156 (opção: número 5), da Central SP 156
  • Você pode acionar a Ouvidoria de segunda a sexta, das 8h às 18h, através do telefone 0800 701 0180 para serviços residenciais e combo multi e 0800 020 0200 para serviços móveis, Corporativo e Nextel.>
  • A denúncia pode ser feita através do canal especializado. O atendimento é sigiloso e individualizado. Envie e-mail para denunciaogm@prefeitura.sp.gov.br para agendar um horário de atendimento
Correio Eletrônico (Quando Não For Possível o Acesso aos Demais Canais de Atendimento)
  • • Para reclamações, sugestões, elogios e solicitações use, excepcionalmente, apenas um dos endereços de correio eletrônico abaixo:
  • • Para denúncia não anônima use exclusivamente o endereço de correio eletrônico abaixo. Para denúncia anônima recomenda-se o registro eletrônico, clicando em um dos itens de denúncia relacionados no início desta página.
Cartas e Documentos Protocolados
  • As cartas devem ser endereçadas para: Rua Líbero Badaró, 293, 19º andar, Centro, São Paulo – SP – CEP: 01009-907.
  • Para protocolo de documento endereçado a Ouvidoria Geral, de segunda a sexta-feira, no  Viaduto do Chá, nº 15 (saguão do Gabinete do Prefeito).
  • Assédio Moral e Sexual – Atendimento Exclusivo
    • A denúncia pode ser feita através do canal especializado. O atendimento é sigiloso e individualizado.