Tutorial Como Criar Cenários do Jogo Age of Empires III Age of empires 3 é um jogo muito legal ! mais legal ainda é
criar os seus próprios cenários personalizados Aqui vou compartilhar passo a passo a confecção básica de um
cenário personalizado, divirta-se!
Abra o AO3 (Age Of Empires 3) clique em Ajuda / Ferramentas – Editor de
Cenários
Uma tela inicial do editor de cenários será exibida
Vamos inicialmente adicionar um centro urbano para cada jogador,
para isto clicamos em Objeto / Colocar Objeto
Então selecionamos o jogador ao qual iremos adicionar o objeto,
escolhemos a categoria Buildings e selecionamos o Centro Urbano,
confira na imagem abaixo
Repetimos a mesma tarefa para o segundo jogador também,
selecionando o jogador 2 e colocando o centro urbano onde
desejamos no mapa (parece ser uma boa ideia colocar um
longe do outro.
Agora precisamos indicar que o oponente de computador, terá
inteligência artificial ativada, para que tenhamos um oponente de
fato para jogar e não um alvo parado, sem reações, para tal usamos a
opção de adicionar objetos e selecionamos o objeto “AI início” e
selecionando o jogador ao qual queremos adicionar a AI adicionamos o
objeto próximo ao centro urbano.
Após incluir o objeto que vai iniciar a AI, precisamos indicar que
configuração de AI o jogador vai utilizar, para tal acessamos o menu
Cenário / Dados do Jogador, e clicamos no botão AI ao lado do
jogador desejado e indicamos também que o controle deste jogador
será pelo computador
ao clicarmos no botão de AI (ou IA) será solicitado a escolha de um
arquivo, escolha o arquivo aiLoaderStandard.xs
Após isto vamos definir quantos jogadores estarão disponíveis neste
cenário, clicando em Cenário / Dados do Cenário, e indicando o
número de jogadores para 2
Vamos agora testar o cenário, clique em Cenário / Teste de Cenário,
indique com que jogador deseja testar e a dificuldade (estas
escolhas serão as escolhas padrão do cenário
quando você for joga-lo)
Hummm parece que faltou algo ! na verdade falta muita coisa neste
cenário, mas uma bem importante é que ficaram faltando além de
recursos para serem coletados, faltou também o explorador…
se ficasse como está seria uma grande batalha de
colonizadores…
Observe que ao sair do modo de teste do cenário a área
do outro jogador fica escurecida como se ainda estivesse jogando,
imagino que seja um bug na ferramenta…
corrigi isto salvando o cenário e carregando de novo.
Para evitar esta batalha de colonizadores, vamos adicionar primeiro
o explorador. Selecione Objeto / Adicionar escolha a categoria Units
e selecione o explorador. lembre-se de selecionar para que jogador
esta adicionando o explorador…
Vamos adicionar alguns recursos naturais como um floresta por
exemplo, para isto selecionamos Terreno / Ferramenta floresta, e
selecionamos o tipo de vegetação que desejamos adicionar na floresta
e vamos demarcando a área onde esta floresta deve ocupar, veja na
figura abaixo
Repare que após indicar a região da floresta, podemos usar a opção
Editar Ferramenta de Floresta para regerar a floresta mudando por
exemplo a densidade de árvores na floresta.
Agora vamos adicionar umas minas de prata, usamos para isto a opção
Objeto / Colocar Objetos e selecionamos a categoria Nature, e
selecionamos a mina de prata da lista e clicamos no cenário onde
desejamos colocar a mesma
Bem já temos o centro urbano, já ligamos a inteligência artificial,
colocamos o computador como controlador do jogador 2, carregamos o
arquivo de AI, indicamos que são 2 jogadores, adicionamos
exploradores, árvores, minas…
hummm vamos colocar um rio!
Selecionamos Terreno / Ferramenta Água, dai escolhemos o tipo de
margem que desejamos e vamos marcando onde queremos água no
cenário, e podemos de quebra colocar um cais para cada jogador
(lembre-se de escolher o jogador… )
A ferramenta água pode ser usada para inclusive grandes áreas de
água, por exemplo um lago, mares etc etc depende do quanto de
água você deseja no cenário.
Após isto fiz um Gatilho (trigger) para que o jogo termine quando o
jogador 1 for vitorioso, veja as imagens:
Para jogar o cenário personalizado selecione Jogador individual /
Cenário personalizado e escolha o arquivo que você salvou o cenário
recém editado.
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