Pesquisar Neste Blog 1

Como Desfragmentar o Disco Rígido (HD = Hard Disk)

0
Tudo Sobre Desfragmentação de Discos

A desfragmentação de disco é uma tarefa crucial para manter o seu computador ágil - principalmente no caso de servidores. Muitos administradores de rede e power-users ignoram esse importante detalhe e com isso deixam de obter uma performance maior do Windows devido à excessiva fragmentação dos discos rígidos.

Embora todas as versões do Windows venham com um aplicativo próprio para desfragmentação (exceto o Windows NT) que funciona corretamente e é suficiente para a grande maioria das pessoas, existem programas de desfragmentação no mercado que são muito mais sofisticados do que aquele que vem no Windows, permitindo a realização de tarefas adicionais (incluindo desfragmentação programada e remota) e desfragmentando o disco de maneira mais eficiente. 


O que é desfragmentação ?

A fragmentação ocorre quando arquivos do disco rígido são constantemente modificados, fazendo com que eles sejam armazenados "em pedaços" (fragmentos), fazendo com que a leitura e gravação dos mesmos seja muito mais lenta do que se ele estivesse armazenado em um único "pedaço". Vamos a um exemplo para que você entenda em definitivo:

Suponha que você tenha cinco arquivos quaisquer no seu disco rígido:

A = arquivo do Word proposta1.doc
= arquivo de imagem logotipo.jpg
= arquivo do Excel custos_2003.xls

= arquivo do Excel custos_2004.xls
= arquivo do PowerPoint apresentação.ppt


Inicialmente estes arquivos estão desfragmentados, isto é, todos os seus dados estão em um único fragmento:


Suponha agora que você alterou a proposta1.doc e o custos_2004.xls, incluindo dados ali. Ao salvar estes arquivos, eles serão armazenados da maneira abaixo no disco rígido. Note que como não há espaço entre A e E, o arquivo A teve se ser salvo em dois fragmentos: A (com os dados originais de proposta1.doc) e A1 (contendo os dados que foram adicionados no proposta1.doc). 

O mesmo acontece com o arquivo E: ele teve se ser salvo em dois fragmentos: E (com os dados originais de apresentação.ppt) e E1 (contendo os dados que foram adicionados na apresentação.ppt original)


Agora você decidiu que o arquivo custos_2003.xls não é mais necessário e com isso apagou-o. Resultado: o local aonde havia este arquivo ficou vazio:


Veja o que acontece quando você salvar novas modificações do arquivo proposta1.doc: o espaço que antes havia o arquivo (e que foi apagado) está parcialmente ocupado com o terceiro fragmento deste arquivo (A2) ! 


Suponha que você tenha alterado novamente o arquivo custos_2004.xls e também modificado o logotipo.jpg: aparecem novos fragmentos de arquivo B1 e D2 quando estes arquivos são salvos ...


Veja o que acontece quando você altera novamente o arquivo proposta1.doc: mais um fragmento de arquivo é adicionado aos demais, aumentando ainda mais a taxa de fragmentação: 


Você decidiu agora que a modificação que você fez no logotipo.jpg não ficou boa e você resolve reverter o arquivo, deixando-o como estava. Ao salvá-lo, o local aonde estava o fragmento B1(que continha as alterações feitas em logotipo.jpg e que você não gostou) ficou vazio. 


Agora ao modificar o arquivo apresentação.ppt e salvá-lo, o novo fragmento E1 ocupa parcialmente o local aonde havia o B1, que foi apagado.


Conclusão: veja como o trecho mostrado ficou fragmentado após algumas poucas alterações nos arquivos que estavam salvos ali ! E note que este exemplo envolve apenas 5 arquivos, sendo que durante um dia de trabalho em um computador, não é incomum haver modificação em centenas de arquivos utilizados pelo usuário e também pelo sistema operacional.

Em servidores a situação torna-se ainda mais complicada pois dependendo do seu uso, é possível que haja modificação em milhares de arquivos em um único dia de trabalho - imagine o grau de fragmentação dos arquivos neste servidor depois de algumas semanas - ou meses !

Porquê a desfragmentação deixa o computador mais rápido ?
Por um motivo muito simples: o disco rígido consegue ler e gravar arquivos contidos em um único fragmento de maneira muito mais rápida do que arquivos que estão distribuídos em dezenas (ou centenas) de fragmentos ! Quando você desfragmenta uma partição utilizando um bom programa de desfragmentação (como o O&O Defrag), praticamente todos os arquivos que estavam desfragmentados agora estão em um único fragmento, agilizando muito o acesso a eles - o que na prática significa maior velocidade de trabalho.

No exemplo acima, note que para o disco rígido ler apenas os arquivos A e D ele terá de ler SETE fragmentos (quatro do A e três do D), quando em ele poderia ler apenas DOIS (A e D) caso ele estivesse desfragmentado - como indicado na imagem abaixo com os arquivos após a desfragmentação:



Dicas importantes sobre desfragmentação:


Desktop (computadores caseiros e estações de trabalho)

Para a maioria dos usuários, executar uma vez por semana o desfragmentador do Windows é suficiente para manter o disco rígido desfragmentado.

Antes de realizar a desfragmentação, tenha certeza que nenhum outro aplicativo atrapalhará essa tarefa: proteção de tela, recebimento de e-mail, verificação de antivírus (apenas verifique se não há nenhuma tarefa programada para os próximos minutos, não havendo necessidade de desativar o antivírus).
Não subestime a necessidade de desfragmentar as partições NTFS pois elas costumam fragmentar-se com o uso (embora menos do que partições FAT32, que não são recomendadas para servidores Windows)

Gamemaníacos devem manter o seu HD sempre desfragmentado pois muitos jogos acessam constantemente o HD para ler e salvar informações (incluindo arquivos de cache, que exigem acesso rápido para não comprometer o andamento do jogo).

Servidores

Não subestime a necessidade de desfragmentar as partições NTFS pois elas costumam fragmentar-se com o uso constante.

Os melhores programas de desfragmentação para servidores do mercado têm diversas opções que podem justificar a sua aquisição (ao invés de você utilizar somente o desfragmentador do próprio Windows):

- Agendamento de desfragmentação local e remota (algo muito útil para ser realizado no período de menos uso do servidor e estações)
- Desfragmentação simultânea de várias partições
- Tipo de desfragmentação a ser efetuada dependendo do tipo de partição e dos dados ali contidos
- Monitoramento da CPU: a desfragmentação é interrompida caso o servidor esteja usando muita CPU
- Administração de desfragmentação nas estações da rede local
- Desfragmentação automática quando atingir um nível de fragmentação pré-definido
- Boot file defrag: desfragmentação do pagefile, registro e MFT quando houver necessidade de reiniciar o servidor (por qualquer motivo)
- Integração com Active Directory
- Exclusão de pastas ou arquivos, que são ignorados na desfragmentação (vide item abaixo)

Partições contendo logs de acesso ao servidor costumam ficar muito fragmentadas: se a pasta aonde são armazenados os arquivos de log for a mesma pasta aonde estiver o sistema operacional, a demora na desfragmentação desta partição com certeza é devido à existência desses arquivos (que na prática não têm necessidade de serem desfragmentados). 

Embora os programas de desfragmentação de servidores permitam que você exclua a pasta onde eles se encontram (o desfragmentador do Windows não faz isso), é altamente recomendável utilizar uma partição somente para armazenamento dos logs pois desta maneira a desfragmentação da partição principal será muito mais rápida e eficiente.

Ao agendar uma desfragmentação, certifique-se que não há nenhuma rotina de backup (principalmente do SQL Server) agendada para um horário próximo: com isso você evita que um programa interfira o outro - fazendo com que ambos demorem muito mais para finalizarem as suas respectivas tarefas.

Ao finalizar a desfragmentação, usualmente o aplicativo utilizado disponibiliza um relatório detalhado com as estatísticas de antes e depois da tarefa. Leia este relatório para se certificar que a fragmentação foi bem-realizada e também para verificar se há arquivos que não foram desfragmentados (pois isso pode indicar arquivos suspeitos que estão sempre em uso sem necessidade).



Postar um comentário

0 Comentários
* Por Favor, Não Faça Spam Aqui. Todos os Comentários São Revisados Pelo Administrador.
Postar um comentário (0)

#buttons=(Aceito !) #days=(365)

COOKIES: Esse Site Guarda Estatísticas de Visitas Para Melhorar a Sua Experiência de Navegação e Disponibilizar Funcionalidades Adicionais, Saiba Mais em Nossa Política de Privacidade
Aceito !