Pesquisar Neste Blog 1

Tutorial CBA

0

Castle Blood Automatic – CBA

Tutorial CBA
Manual ilustrativo contendo algumas dicas para quem gosta e quer aprender a jogar melhor o cenário Castle Blood Automatic – CBA (um dos mais jogados na rede) e embora consiga vitórias, às vezes esquece que existem detalhes que podem auxiliar (e muito) o progresso neste cenário (e em outros mapas de forma geral). Este manual parece complicado e grande, mas não é.

Quando comecei a jogar este cenário, acompanhada dos meus parceiros, ganhávamos muitos games. Entretanto, via que o meu desenvolvimento não era igual ao deles, sempre era a última a crescer, pegar Imperial, “capar” e notei que muito estava nestes pequenos detalhes. Observo nos games que muitos jogadores novatos são ignorados e sentem-se reprimidos por pedir ajuda, acabam desistindo da rede e até mesmo do próprio jogo por simplesmente não ter ninguém para explicar algumas coisas básicas. No décimo game eu quase joguei o computador contra a parede, mas parei. Depois quase desinstalei o jogo, mas desisti. E depois de me explicarem alguns conceitos e coisa e tals, estou aqui montando um manual.

A idéia aqui proposta não é para agradar expert´s nem para formar um, dedico este manual os novos jogadores para mostrar-lhes que “TOP” é “TOP” porque utilizam todas as bases do AGE, além da capacidade estratégica. Separei o conteúdo em análise inicial, pós-vill e pós-imperial. Espero que ajude e caso aconteça de nos encontrarmos em alguma partida, você possa me dar trabalho! CBA é sorte no começo, talento num segundo momento e ganha aquele que melhor desenvolver uma estratégia.

I. ANÁLISE INICIAL
Sugerimos que você é o host (quem cria o jogo) e na fase anterior todos escolheram time aleatório (padrão dos jogos on-line de CBA). Quando entra-se no game a Primeira coisa a fazer é abrir a tela dos aliados e inimigos (canto superior direito em la em cima, diplomacia) e veja as civilizações que estão no jogo e suas respectivas cores. Sendo Host, sua cor deve ser a azul, e seguindo-se em sentido horário (seu lado direito) sempre teremos vermelho seguindo então, amarelo, roxo, laranja, cinza, ciano e verde musgo. É importante saber quem está começando ao seu lado.


Localizado aliados e inimigos, três observações:


1. Não delete torres (tower) que já estão no mapa e muito menos os portões (gate) que se encontram na saída do seu território. Único portão permitido para deletar é aquele do lado dos castelos onde mais tarde você poderá utilizar o espaço ali. Caso contrário, você perderá automaticamente o jogo.


2. Converse pelo Chat (aperte Enter e abrirá o Chat) com seus aliados e definam a estratégia (“qual inimigo vamos atacar, onde tem portão fácil?”). É importante seu time entrar em sintonia para atacar e também para defender quando necessário.

3. Abra a tela de Evoluções (lá em cima no canto superior direito) e veja quais tecnologias estão disponíveis para sua civilização quando obtiver Castle Age ou Imperial Age. Isso ajuda a definir qual civilização tem a melhor RAM, se você pode ou não fazer paladinos, arqueiros completos; enfim, cada qual civilização têm seus prós e contras. Imagine huns fazendo arqueiro ao invés de paladinos? Em 90% dos casos isso significa suicídio. Aconselho a ler sobre cada civilização em: http://www.ageofempires2.com.br

Abaixo mostro algumas dicas que independem das civilizações, pois se trata de um conhecimento necessário. Cabe a aplicação do início ao fim partida

DICA DOS REIS: Atrás do seu castelo, existem três ilhas funcionais para efeito de jogo:

1ª ILHA: Nela fica uma torre, um rei e uma ram. Quando clicamos em cima do Rei, ele mostrará (em centenas) o genocídio praticado por você (kills) até o momento no jogo, que servirá para a passagem de idade no jogo. Já a RAM mostra (na sua capacidade) a quantidade de Razings (gates, castles, towers ou construções destruídas por você) onde cada civilização necessita de “X” razings para obter Vill´s, explicarei depois a quantidade de razings de cada civilização. A torre é meramente ilustrativa.


2ª ILHA: Nela encontra-se construída a universidade e o ferreiro, que servem para melhorar armadura, ataque, benfeitorias em construções e pesquisa de novas tecnologias específicas por civilização. Sempre que avançar de idade, verifique as atualizações disponíveis nestas construções. Isso é muito importante em uma batalha de army VS army.


3ª ILHA: Nela encontram-se três relíquias, três tapetes e um rei. Se você direcionar seu rei para cima de cada tapete (de frente para uma determinada relíquia), suas tropas que saem do castelo automaticamente serão deslocadas para: Perto, Médio e Longe de seu território, cada relíquia recebe um nome, seguem eles: 1º Long, 2º Normal, 3ºClose. A 1º dexa o exército fora da base, a 2º dexa o exército no meio da base e a 3º deixa o exército perto dos castelos e se você deixar o rei fora dos tapetes fará com que o exército fique no meio da base . Isso é útil para defesa e liberação de tropa para ataque. É mais eficiente em certas ocasiões que sua tropa saia para fora de seu território e elimine o inimigo antes mesmo dele se aproximar do seu portão (bem como para aliviar a saída de tropas quando já estiver com vill e construindo). Perto é útil utilizar quando seus inimigos estiverem avançando dentro do seu território.


DICA DA SELEÇÃO E NUMERAÇÃO: Meus primeiros jogos foram marcados pela rápida passagem terrena que meus vills tinham. Eu clicava no mapa e arrastava, selecionado tudo que estava no retângulo. Eram arqueiros com cavaleiros e vills. Obviamente os vills iam para fora do território e morriam, e eu não entendia e achava que eles tinham sumido.

SELEÇÃO: Sempre que for selecionar suas tropas dentro do seu território (ou fora dele), recomendo que não clique abrindo retângulo: clique duas vezes em cima de um tipo de tropa/unidade para que seja selecionado somente aquele tipo de tropa/unidade. Lembre-se: somente serão selecionadas tropas que estiverem visíveis na sua tela. Caso queira selecionar somente arqueiros e cavaleiro, mas não quer selecionar campeão, clique duas vezes em cima da unidade arqueiro, segure CRTL e clique duas vezes em cima de unidade de cavaleiro. Verá que somente arqueiros e cavaleiros foram selecionados.

NUMERAÇÃO: Quando tiver uma unidade ou tropa selecionada, podemos usar o comando: CTRL+NÚMERO. Toda vez que apertar o NÚMERO a tropa pré-selecionada estará sob seu controle. Esse artifício é utilizando para evitar que sua tropa se perca, agilizando seus ataques ou sua defesa. Toda vez que você quiser selecionar esta tropa, não é necessário perder tempo selecionado ou clicando duas vezes, aperte apenas 1 e ESPAÇO no teclado que automaticamente a tela irá centralizar na tropa de número 1. Olhem como geralmente eu numero:

1 – Tropa Principal 1
2 – Tropa Principal 2
3 – Tropa Principal 3
4 – Tropa Secundária 1
5 – Tropa Secundária 2
6 – Seleção de quatro castelos e quatro torres.
7 – Seleção de universidade e serraria.
8 – Vill 1
9 – Vill 2 ou seleção de vários vills.

PATRULHAR: Até esses dias eu perguntava como minhas tropas eram aniquiladas de forma rápida e eficaz por jogadores experientes. Como que arqueiros conseguiam matar paladinos! Até que entendi: tecle Z. Quando selecionamos uma tropa e clicamos sobre um ponto distante do mapa, verás que todos saem juntos (ou separados, depende da formação colocada) e só param quando chegam ao ponto. Independente se tiver inimigos à frente, lhe atacando ou não, sua tropa só para no ponto. Isso é muito útil para ser usado quando queremos chegar a um lugar sem parar para atacar, como por exemplo, invadir um castelo. Mas quando estamos em um confronto aberto com duas tropas frente-a-frente, a utilização do clicar sobre um inimigo específico é inútil. Por quê? Note que quando clicares para atacar em cima de somente um arqueiro do inimigo, toda sua tropa se direciona para aquele arqueiro e ignoram os demais. Somente depois de matar aquele arqueiro, é que sua tropa irá começar a se dispersar e atacar aleatoriamente. Se usares o Z sua tropa entrará em patrulha, e quando avistar qualquer inimigo irá se direcionar para eles de forma completa e aleatória, sendo mais eficiente. Lembre-se: Não se deve utilizar o Z apenas uma vez. Quando estiver em confronto, aperte Z e clique na retaguarda do inimigo. Continue a utilizar o Z continuamente.

DICAS DE ATALHO: Nenhum bom jogador de AGE procura com o mouse as opções e sai clicando. É fundamental ter em mente algumas combinações de SHIFT + LETRA e de CTRL + LETRA. Segue abaixo uma lista de teclas de atalho que mais utilizo durante os jogos. OBS: É complicada a parte de memorização, mas acredite em mim, isso vem com o tempo e logo vira um hábito. Essa teclas são essenciais e sem elas você não vai ficar Expert!!!

TECLA EDIFICAÇÃO QUE VISUALIZA

CTRL + S Ferreiro
CTRL + U Universidade
CTRL + V Castelo
CTRL + B Quartel
CTRL + A Campo de Arco e Flecha
CTRL + L Estábulos
CTRL + K Oficina de Catapultas (Ram)

Quando estiver com vill selecionado não clique, use teclas de atalho para construir.

TECLA CONSTRUÇÃO QUE O VILL CRIA

V e depois W Muralha de pedra (muro)
V e depois T Torre
V e depois B Quartel
V e depois A Campo de Arco e Flecha
V e depois L Estábulos
V e depois K Oficina de Catapultas (Ram)
V e depois I Portão

Outros atalhos úteis.

TECLA / FUNÇÃO
Tecla HOME Visualiza os últimos encontros com inimigos.
Tecla (. - PONTO) Visualiza vills que estão parados.
Tecla ESPAÇO Visualiza unidades selecionadas
F11 Exibe o tempo de jogo (depende da velocidade)
F3 Pausa o jogo.
PRINT SCREEN Captura imagem em .BMP

II. PÓS-VILL

Para melhor acompanhar, vou dar um exemplo de um bom confronto de equipes em um CBA, vou utilizar as seguintes civilizações:

o EQUIPE 1: Britons (azul), koreanos (amarelo), teutônicos (laranja) e francos (ciano).
o EQUIPE 2: Bizantinos (vermelho), mayas (roxo), persas (cinza) e sarracenos (verde musgo).

Atacar quem? Primeiro: CBA também é estratégia. Em um jogo com civilizações tão equilibradas (como no exemplo), obviamente deve-se ir contra o mais fraco (comparando-se sua civilização). Comparando uma batalha direta, sem interferência de torres e castelos disparando fechas, temos:

BRITONS vs. Bizantinos = Bizantinos.
BRITONS vs. Mayas = Certo equilíbrio, vai depender de micragem.
BRITONS vs Persas = Persas.
BRITONS vs. Sarracenos = Britons, vai depender de micragem.

Sim, britons leva a pior em confronto direto contra estas civilizações, porém, a estratégia dos britons é de prestar apoio aos aliados e aguardar a chegada de castelo e imperial para fazer tropas de arqueiros e liquidar a partir.

Cada civilização tem prós e contras, sempre será forte contra umas e fraca contra outras. Neste caso, uma boa combinação em equipe é britons dar apoio aos teutônicos para que eles possam destruir portões e castelos, enquanto francos e koreanos entram e eliminam as tropas adversárias.

Muitos começos, infelizmente, acabam por não ser a feliz idéia de sair, matar e destruir tudo. Muitas vezes quando você lança sua 1ª tropa pelo cenário afora, dá de cara com persas e bizantidos lhe matando (kill) no chão e destruindo seus portões, enquanto maya lhe ataca de longe; e quando você menos espera (e sem ajuda dos seus aliados), seus castelos estão no chão e você digita “GG”.

Obviamente um jogo rápido é um jogo fácil e sem muitas emoções (aos meus olhos).Quando jogo contra adversários de alto nível, apenas 20% destes jogos acabam antes de Imperial. Isso significa que você deve estar preparado para conseguir vill, se proteger, crescer e enfim derrotar seus inimigos. E mais difícil que conseguir vill é manter-los vivos.

Minha sugestão? Ganhe vill o mais rápido possível, comece a construir e daí sim vá atrás de castle, kill, enfim.

DICA DOS VILL: Não começamos o jogo com vill, nota-se. Para ganha-los é necessário derrubar construções do inimigo, seja torre, castelos, portões, barrack, etc. (muro por si só não ganha vill).Entretanto, já observei alguns questionamentos como: “Derrubei dois portões e não ganhei vill, por quê?”.

Se tiver paciência para ler até aqui, espero que tenha entendido alguns dos princípios básico do jogo. A seguir, segue tópico pós-vill, mostrando como construir, crescer e pegar kill.


Porque cada civilização tem uma quantidade mínima de construções para derrubar antes de adquirir os primeiros vills. Não seria lógico huns derrubar um portão e conseguir 2 vill em 3 segundos, enquanto mayas e britânicos (com seu fraco dano às construções) demoram cerca de 3 minutos para fazer o mesmo. A regra é simples: quanto MAIOR for o seu dano de ATAQUE contra as CONSTRUÇÕES, MAIS destruições serão necessárias para adquirir os primeiros vills.


Lembre-se: Depois de conseguir os 02 primeiros vills, qualquer outra construção que tu derrubares SEMPRE lhe renderá mais 02 vills.

TABELA DE RAZINGS (Adquirir Vills) / KILLS / QUANTIDADE DE ARMY DO CASTELO :

CIVILIZAÇÃO / RAZING / KILLS / QUANTIDADE / ARMY

Aztec/Astecas 2 Castle 200 - Imperial 350 92 Unidades
Briton/Britânicos 1 Castle 300 – Imperial 500 72 Unidades
Byzantine/Bizantinos 2 Castle 300 – Imperial 600 56 Unidades
Celts/Celtas 2 Castle 200 – Imperial 450 92 Unidades
Goths/Godos 2 Castle 250 – Imperial 350 92 Unidades
Koreans/Coreanos 2 Castle 300 – Imperial 600 60 Unidades
Mayans/Maias 1 Castle 200 – Imperial 450 60 Unidades
Huns/Hunos 5 Castle 200 – Imperial 300 80 Unidades
Chinese/Chineses 2 Castle 300 – Imperial 350 76 Unidades
Japaneses/Japoneses 3 Castle 300 – Imperial 500 80 Unidades
Persians/Persas 4 Castle 300 – Imperial 750 56 Unidades
Spanish/Espanhóis 3 Castle 300 – Imperial 750 60 Unidades
Saracens/Sarracenos 2 Castle 300 – Imperial 650 68 Unidades
Turks/Turcos 3 Castle 300 – Imperial 700 72 Unidades
Teut/Teutônicos 3 Castle 300 – Imperial 450 76 Unidades
Vikings/Vikings 2 Castle 000 - Imperial 500 86 Unidades

CONSTRUINDO: Vills não matam, mas constroem. Capar teutônicos com vill é pra gente grande. Comece SEMPRE construindo na parte de trás do território, salvo se a situação do jogo em geral estiver muito, mas muito tranqüilo mesmo (num jogo de grandes isso é pouco provável, pois sempre tem os headhunter de vills). Caso contrário, você correrá o risco de perdê-los e é sério: muitos problemas se perder seus vill logo quando consegui-los. Primeiro passo assim que aparecer “VILLAGER CREATE”: Aperte (.), numere-os e tente seguir as seguintes orientações:

1º - CTRL + W à Comece a construir um muro à frente dos seus muros, conforme na figura. Caso o jogo esteja dificil, construa logo após a linha do seu muro. CTRL + I à Construa um portão sempre atrás do muro deixando apenas 1 passagem, nunca deixe esse espaço por não se sentir ameaçado.


2º - CTRL + LETRA DE CONSTRUÇÕES à Mande um vill e comece a construir ao lado dos seus castelos, na parte de trás. Eu sempre derrubo o castelo oposto, e faço 06 construções na parte de trás (opção de cada um). Se os inimigos vierem e derrubarem 3 rapidamente, um quarto castelo não fará muita diferença. Lembre-se se saber bem o que construir para não ter que deletar tudo depois e construir novamente. Se estiver de huns faça estábulos, se estiver de mayas faça barracas ou quartel, enfim, cada civilização tem suas unidades fortes e fracas. Saiba o que construir com base no que seus aliados e inimigos estão fazendo e saiba também qual combo usar dependendo do army do inimigo numa batalha frente a frente. Ex: Com a “civi” Hunos você poderia fazer um combo: Cavalo Arqueiro + Paladino + RAM e com a “civi” Maias você poderia fazer assim: Arbalest + Eagle + Full Pikero + RAM.

3º - CTRL + W à Um vill constrói na parte de trás, o outro você envia para murar seus aliados ou para murar a frente do seu território.


4º - CTRL + LETRA DE CONSTRUÇÕES à Se você conseguiu murar sua frente, você estará bem protegido e poderá começar a construir dentro do seu território. Tente montar fileiras de construções conforme na figura acima.

OBS: Murar aliados é muito importante. Trate esse vill como um mártir, pois a possibilidade de ele morrer é muito grande (nada como a apreensão de acompanhar o vill atravessando o mapa pra ir fechar um aliado e ainda sobreviver!). Portanto, de nada adianta você estar todo fechado, cheio de torres e muros, mas estar em um jogo 4x1. Sempre feche seus aliados quando possível e sempre os ajude quando estiverem com problemas. Grandes jogadores sabem da importância dos aliados e do mútuo que se estabelece.

6º CTRL + W à Caso tenha concluído com sucesso esses passos, tenha outros em mente. Caso algum inimigo esteja derrotado, envie um vill para ocupar aquele território que ficou abandonado. Ou comece a fechar o adversário com muro, ou ainda, estenda os limites do seu território para além, comece a construir no território aberto ou também se o seu parceiro estiver do seu lado você poderia por optar em fazer um muro para proteger os dois e para poder criar mais construções. (lembre-se: cuide das construções fora do território para não dar vill para o inimigo e não perder o seu vill).

OBS2: Não construa Oficina de Catapultas em castelo. Espere chegar a Imperial, pesquise todas as tecnologias disponíveis e somente então comece a produzi-las.

CRIANDO UNIDADES MILITARES: Outro passo importante após construir no seu território, é saber quando começar a produzir. Somente comece a trocar as tropas que saem dos castelos por unidades das construções quando tiver alcançado Idade do Castelo. Faça as atualizações no ferreiro e na universidade, clique em cima de cada construção (ou clique duplo para selecionar todas) e defina o ponto de saída. Geralmente eu costumo definir o ponto X de saída fora dos meus portões, acho mais ideal, mas isso depende do momento do jogo. Após isso, clique um a um sobre cada construção, veja a letra que constrói unidade específica (por ex: para criar cavaleiros nos estábulos, a letra no teclado é N; criar camelos é C, e assim por diante). Você pode modificar as suas teclas de atalho (Hotkeys) no options no inicio do Age Of Empires II e acertá-las do seu bem entender.

Quando for fazer unidades, segure SHIFT + LETRA DA UNIDADE. Toda vez que você fizer isso a construção entende não uma unidade, mas cinco delas.

Autor: Bruxa
Em breve vou tentar fazer um tutorial para o CBA Hero.

Fonte: AgeMania

Postar um comentário

0 Comentários
* Por Favor, Não Faça Spam Aqui. Todos os Comentários São Revisados Pelo Administrador.
Postar um comentário (0)

#buttons=(Aceito !) #days=(365)

COOKIES: Esse Site Guarda Estatísticas de Visitas Para Melhorar a Sua Experiência de Navegação e Disponibilizar Funcionalidades Adicionais, Saiba Mais em Nossa Política de Privacidade
Aceito !