Pesquisar Neste Blog 1

Tutorial mIRC

0

Dicas de IRC


- IRC é sigla para "Internet Relay Chat" e foi originalmente concebido por Jarkko Oikarinen em 1988. Desde o seu começo na Finlândia, tem sido usado em mais de 60 países de todo o mundo. Apesar de inicialmente pretender ser um substituto do programa "talk" no Unix, acabou por se tornar em muito mais do que isso. O IRC é um sistema de troca de mensagens multi-utilizador em tempo real, onde as pessoas convivem em "canais" (locais virtuais, normalmente com um tópico de conversação) quer seja para falar em grupo ou em privado. Em outras palavras IRC eh o serviço da Internet que permite uma conversação escrita on-line entre vários usuários da rede, utilizando para isso servidores e clientes (programas) próprios. As discussões através do IRC fazem uso do conceito de canal (trilha de conversação), podendo ser públicas ou privadas quanto à participação dos membros.

- Porta utilizada para conectar ao IRC
Em geral, a porta utilizada é a 6667, mas a maioria dos servidores admitem portas variando entre 6665-6667, 7000-7002, 8000-8002, 9000-9002. Quando em dúvida, utilize sempre a 6667.
- Programas necessários para acessar o IRC
Precisa-se ter um software chamado de IRC Client. Para a plataforma PC o melhor IRC Client é sem dúvida o  mIRC, sendo que existem outros clientes menos famosos como o pIRCh e o bitchX para windows. Para Macintosh o IRCle e para o Linux o bitchX ou o cIRCus.
- Operadores de um canal
Ao criar um canal, o usuário se torna operador deste. Um operador é identificado pelo símbolo @ seguido do seu nick na lista de usuários de um canal (ex: @RRR, @Nick). Cada canal pode ter mais de um operador ou mesmo nenhum (quando o único operador do canal sai deste). O operador, e somente ele, pode tirar o usuário de um canal, baní-lo, dar ou tirar status de operador a outro usuário, alterar o tópico do canal, limitar o número de usuários do canal, etc. De uma maneira geral, o operador tem como função zelar pelo bom funcionamento do canal segundo a sua finalidade.
- Kick
Comando utilizado pelos ops para expulsarem os usuários que não respeitam as
normas do canal.

- Ban
Outro comando somente disponível aos ops, normalmente é utilizado quando um usuário infringe uma regra séria do canal ou comete reincidências em suas ações (floods, palavrões, propagandas, etc).
- Bot
Bot é diminutivo de "robot". Trata-se de um programa que  geralmente roda sobre um servidor Unix na Internet conectado a uma rede de IRC simulando um operador de canal. O bot tem como principal função garantir que os operadores registrados nele tenham o status de operador assim que entrarem no canal. Ele pode também controlar o canal kickando ou banindo automaticamente os usuários que infringirem as regras. Os bots podem ocupar um canal 24 horas por dia e fazer uma reconexão automática caso seja desconectado por algum motivo.
- Flood 
O flood é a repetição desnecessária de mensagens ou o envio de mensagens longas (um arquivo texto por exemplo) em um curto intervalo de tempo. Isto sobrecarrega o servidor e causa uma incoveniência no canal ou ao usuário. Quem pratica o flood pode ser kickado ou banido de um canal por um dos operadores, ou até mesmo desconectado da rede por um IRCop. 
- IRCops
Siginifica IRC OPeradores. São usuários com privilégios em uma determinada rede ou servidor de IRC. Os IRCops podem ter status de operador em qualquer canal, entrar em qualquer canal mesmo se for banido, desconectar (kill) ou banir (k-line ou g-line) um usuário de um ou todos os servidores da rede de IRC, etc. Eles tem como função básica zelar pelo bom funcionamento da rede.
- Kill
É um comando especial, que somente pode ser usado por um IRCop ou por um servidor de IRC. É aplicado quando um usuário utiliza mais de duas conexões por IP (clones), quando um usuário está pertubando o servidor, e, o mais comum: quando ocorre um netsplit em que dois usuários utilizam o mesmo nick. Neste caso quem estiver com o nick a mais tempo permanece e o outro usuário levará Kill. O kill é semelhante a um kick, sendo que em vez de o usuário ser kickado de um canal, ele é kickado do servidor. Normalmente quando uma pessoa recebe um kill aparece uma mensagem exibindo o motivo pelo qual ele foi killado.
- K-line
Também é um privilégio de IRC OPeradores. Este comando é utilizado quando um usuário infringe as regras do servidor (que podem ser vistas no MOTD da conexão) várias vezes, mesmo levando kills como advertência. É semelhante a um ban, só que no caso, em vez do usuário ser banido de um canal ele é banido do servidor.
-G-line
Aqui está mais um comando de ircop. Este é semelhante ao K-line, a única diferença é que o usuário não é banido do servidor e sim de toda a rede de servidores.
- Netsplit 
O Netsplit ocorre quando dois servidores que compõem a rede se separam por algum problema, dividindo a rede em dois. Os usuários de um lado da rede ficam sem comunicação com os usuários do outro lado dela. Quando os servidores voltam a se conectar, eles tentam garantir que as pessoas que estavam com status de operador em um lado da rede tenham status de operador no outro lado também (o chamado server op), assim como garantir as configurações dos canais antes do Netsplit. Podemos prever o netsplit mudando o modo para +s (/mode $me +s), assim passaremos a receber mensagens do servidor e quando aparecer frases contendo as palavras ‘Net Break’ ou ‘Junction Break’ ou mesmo uma mistura dessas duas mensagens, pode ter certeza que houve o rompimento da conexao de dois servidores e há um netsplit em andamento.  
- Lag 
Infelizmente é um fenômeno comum no IRC, o  lag é o tempo que as mensagens demoram a chegar ao seu destinatário. Ás vezes quando uma pessoa a quem mandou uma mensagem demora mais tempo a responder, não querer dizer que essa pessoa esteja a ignorá-lo... está simplesmente aLAGada... Para descobrir tal fato pode-se fazer no mIRC "/ping nick" e no IRCl e "/cping nick" ou enviar um chat para a pessa atraves do comando "/dcc chat nick"
- Script
Script eh um conjunto de comandos que funcionam basicamente através do aliases, remote e popups do mIRC. Eles disponibilizam alguns recursos, como por exemplo: derrubar os outros usuarios por flood, controlar um canal automaticamente como se fosse um bot ou um usuario dedicado ao mesmo, criar clones a fim de que eles executem a ordem estabelecida pelo script, ignorar ou kickar automaticamente alguém que esteja fazendo flood, usar o recurso de proteção do IRC. Enfim, através do script podemos fazer de tudo, depende apenas do conecimento e da imaginação do scripter, que sao fundamentais para o funcionamento do mesmo.
- Conta Shell 
Constitui-se de um espaco (sub-diretório) em disco do servidor. Costuma ser utilizada para a manipulação de bots no IRC. A conta Shell permite o acesso ao sub-diretório, mas, não via acesso comum tipo DOS ou Windows e sim pelo sistema Unix. 
- Take Over 
Tambem conhecido como ‘Take Down’; é a tomada de um canal por um usuário invasor. Geralmente quando isto ocorre, a pessoa que realiza o takeover retira o Op-status dos operadores,  a seguir exclui todos os usuarios por kickban e quando a sala estiver vazia trava e modifica os modos do canal. Hoje em dia a realização de takeovers se encontra dificultada pela ação dos scripts e dos Services da rede.
- Emoctions ou Smilis
Sao os símbolos do IRC através dos quais você pode expressar seu estado ou sentimento sobre alguma coisa.. Sao comumente utilizados em mails. Exemplos:


 :-< Barbudo :-(#) Usando aparelho dentário
 :-# Falei besteira \o-o/ Usando óculos
 :-* Beijo"c|:-) De chapéu
 :-)x Gravata borboleta :-/ Indeciso
 :-#) Bigode (-: Canhoto
 :-O Bocejando :-P Mostrando a língua
 (:-) Careca :-)) Muito feliz
:-)Feliz :~( Chorando
 :-o Chocado %-(Óculos quebrado
 :-i Fumante =:-) Punk
 O:-) Santo :-)' Babando
 :o(Narigudo triste {:-) Cabelo meigo



- Comandos Básicos
1. Entrar em canal (join) ............................ : /join #canal
2. Sair de um canal (part) .......................... : /part #canal
3. Mandar uma msg privada ...................... : /msg $nick $msg
4. Sair do IRC deixando msg .................... : /quit $msg
5. Conectar em um server de IRC ............. : /server $servidor
6. Abrir pvt com uma pessoa ......................... : /query $nick
7. Fazer uma ‘action’ ................................ : /me $msg
8. Kickar um usuário ................................. : /kick #canal $nick $msg
9. Dar OP Status a alguém ........................ : /mode #canal +o $nick
10. Listar os canais de um servidor ............ : /list
11. Trocar seu nick ................................... : /nick $new_nick
12. Trocar o tópico .................................. : /topic #canal $topic
13. Ver info dos usuários ........................... : /whois $nick
14. Mandar msg = digitar normalmente ...... : /say $msg
15. Gerar beep .......................................... : /beep $número $vezes
16. Apagar texto de uma janela .................. : /clear
17. Fechar pvt ........................................... : /closemsg $nick
18. Informações de um canal logado .......... : /channel
19. Fechar cliente (soft) ............................. : /exit
20. Help sobre comandos .......................... : /help $cmd
21. Pedir horário ao servidor ...................... : /time
22. Sair de todos canais ............................. : /partal
l

- Comandos Avançados
1. Banir por nick ................................................ : /mode #canal +b nick!*@*.*.*.*
2. Banir por user ................................................ : /mode #canal +b *!user@*.*.*.*
3. Banir por ip .................................................... : /mode #canal +b *!*@ip
4. DeOP usuário ................................................ : /mode #canal -o $nick
5. Dar KILL (só para IRCops) ........................... : /kill $nick $msg
6. Ver usuários com mesmo IP ............................ : /who $nick
7. Ver info de usuário que saiu ............................. : /whowas $nick
8. Ver todos os usuários c/ acesso a +W ............. : /who 0 w
9. Ver todos os usuários c/ acesso a +I ................ : /who 0 i
10. Ver todos os usuários c/ acesso a +S ............. : /who 0 s
11. Ver todos os usuários c/ acesso a +O ............ : /who 0 o (ircops)
12. Dar um Ping .................................................. : /ctcp $nick Ping
13. Dar um Finger ............................................... : /ctcp $nick Finger
14. Convidar alguém a um canal .......................... : /invite $nick #canal
15. Ver todos os usuários on-line ........................ : /who
16. Tornar-se IRCop .......................................... : /oper $nick $password
17. Enviar arquivo via DCC ................................ : /dcc send $nick $file
18. Abrir DCC Chat ........................................... : /dcc chat $nick
19. Ver quem está em um canal ........................... : /names #canal
20. Ficar away .................................................... : /away $msg
21. Sair do away ................................................. : /away
22. Trazer o último cmd na janela ........................ : /
23. Ver a última linha digitada .............................. : /!

24. Tocar .wav .................................................... : /wavplay $file
25. Fazer uma ‘action’ (= /me) ............................. : /action $msg
26. Mandar ‘action’ p/ todos canais ..................... : /ame $msg
27. Mandar msg a todos canais ............................ : /amsg $msg
28. Mandar um ctcp ............................................ : /ctcp $nick
29. Carregar .ini .................................................. : /add -apuce $file
Obs(29): opcoes: a (alias), p(popup), u(user), c(cmds), e(events)
30. Liga/desliga auto op ........................................ : /auto [on|off]
31. Auto-op para um usuário ................................ : /auto $nick
32. Auto-op para um IP ....................................... : /auto $ip
33. Abilita grupo do ‘remote’ ............................... : /enable #grupo
34. Desabilita grupo do ‘remote’ .......................... : /disable #grupo
35. Verifica se o usuário está na net ........................ : /finger $email
36. Liga/desliga ‘fast-send’ do DCC .................... : /fsend [on|off]
37. Trocar fonte de letra ...................................... : /font
38. Liga/desliga gravação do canal/pvt ................. : /log [on|off]
39. Mandar Notícia ............................................. : /notice $nick $msg
40. Liga/desliga ignore ......................................... : /ignore [on|off]
41. Ignorar um nick ............................................. : /ignore $nick $tipo
42. Ignorar um IP ................................................ : /ignore $ip $tipo

Obs(41/42): tipo: ctcp, pvt, msg.
43. Mandar msgs aos ops ................................... : /omsg #canal $msg
44. Mandar notícias aos ops ............................... : /onotice #canal $msg
45. Liga/desliga ‘protect mode’ ........................... : /protect [on|off]
46. Proteger usuário ............................................ : /protect $nick
47. Proteger IP ................................................... : /protect $ip
Obs(46/47): Não usar proteção em canais registrados
48. Liga/desliga ‘events’ ...................................... : /events [on|off]
49. Liga/desliga ‘remote’ ..................................... : /remote [on|off]
50. Executar soft ................................................. : /run $soft $parâmetros
51. Enviar msg procedida de som ........................ : /sound #canal $file $msg
52. Usar ‘Monologue’ para falar msg ................... : /speak $msg
53. Manda ‘action’ a canal .................................. : /describe #canal $msg
54. Controle interno de flood ............................... : /flood $linhas $intervalo $pausa
55. Fazer um ‘File SERVER’ ............................... : /fserve $nick $maxgets $diretorio
56. Opções de DCC Chat ................................... : /creq [ask|auto|ignore]
Obs(56): Ask: ele pergunta, Auto: aceita, Ignore: ignora.
57. Procurar DNS por nick .................................. : /dns $nick
58. Procurar DNS por IP ..................................... : /dns $ip
59. Mostrar texto para usuário ............................... : /echo $nick $canal $msg
60. Liga/desliga ‘notify list’ .................................... : /notify [on|off]
61. Carregar um arquivo na tela ............................. : /play [#canal/$nick] $file
Obs
(61): O comando /play tem uma particularidade: ele tambem pode ser utilizado para 
carregar um arquivo formato texto e interpretar suas linhas como comandos, basta acrescentar -c e, para que uma linha somente seja utilizada radomicamente, -r; exemplo: /play -c -r #canal/$nick $file
62. Dar OP se ninguem der ...................................... : /pop $tempo #canal $nick
63. Enviar cmd RAW p/ o servidor .......................... : /raw $cmd
64. Salvar arquivo .ini .............................................. : /save $file.ini
65. Opções para receber DCC ................................ : /sreq [ask|auto|ignore]
Obs(65): Ask - Pergunta se recebe, Auto - Recebe automaticamente, Ignore - Ignora o DCC.
66. Ligar um timer .................................................... : /timer $N_timer $repeticoes $intervalo $comandos
67. Abre U-Central (= /whois) ................................. : /uwho $nick
68. Liga/desliga tela p/ ver URLs .............................. : /url [on|off]
69. Acrescenta usuário na lista .................................. : /auser -a $nível $nick
70. Acrescenta usuário por email .............................. : /auser -a $email
71. Mudar nível ........................................................ : /dlevel $nível $nick
72. Remover nicks de um nível ................................. : /flush $nível
73. Remover nicks (= /flush) ........................
............. : /rlevel $nível
74. Lista usuários de um nível ................................... : /ulis $nível
75. Obter info dos servidores ................................... : /info
76. Listar os IRCops ................................................ : /stats o $server
77. Listar as K-lines ................................................. : /stats k $server
78. Listar as portas ................................................... : /stats l
79. Ver os administradores ........................................ : /admin
80. Ver o número de usuários ................................... : /lusers
81. Ver quais servidores linkados .............................. : /links
82. Checar ‘Grupos’ ligados ...................................... : /groups -e
83. MOTD .............................................................. : /motd

- Modos do Canal
1. Privado ...................................... : /mode #canal +p
2. Secreto ...................................... : /mode #canal +s
3. Só OPs mudam o topico ............ : /mode #canal +t
4. Não receber msgs de fora .......... : /mode #canal +n

5. Só usuários ‘convidados’............ : /mode #canal +i
6. Número limitado de usuários ...... : /mode #canal +l $num
7. Canal moderado ........................ : /mode #canal +m
8. Canal com senha ........................ : /mode #canal +k $senha
9. Tirar algum dos modos ............... : /mode #canal -modo_escolhido

- Modos do Usuário
Esses modos do usuário sao mais para protecao; ele pode ficar invisivel ao servidor, pode receber asmsgs do servidor, cujas quais indicam quando um servidor caiu ou tentou reconctar, ver as‘Walls-OPs’, ou seja, as msgs enviadas de Ops e Ircops a outros Ops ou IRCops. E ate mesmo dar VOICE a um usuário em um canal.
Setando os modos do usuário:

1. Invisível ................................ : /mode $nick +i
2. Server msgs .......................... : /mode $nick +s
3. Wall-ops .............................. : /mode $nick +w
4. Tirar algum dos modos .......... :  /mode $nick -modo_escolhido

- Comandos de BOT
1. /msg bot hello ................................. : registra usuário em bot
2. /msg bot pass ................................. : cria uma senha para o usuário
3. /msg bot ident ................................ : faz o bot lhe reconhecer se estiver conectado ao IRC de forma diferente da cadastrada
4. /msg bot email ............................... : registra seu e-mail no bot
5. /msg bot info ................................. : cria uma info-line
6. /msg bot info none ......................... : apaga info-line
7. /msg bot who <#canal_bot> .......... : o bot mostrará quem está no canal que ele organiza e suas
respectivas info-lines
8. /msg bot who <$nick> ................... : o bot enviará as informações disponíveis sobre o usuário
9. /msg bot notes index ...................... : mostra o índice das msgs guardadas no bot para você
10. /msg bot notes read # .................. : o bot mostra a msg de número #
11. /msg bot notes read all ................. : mostra todas as msgs
12. /msg bot notes erase # .................. : apaga msg de número #
13. /msg bot notes erase all ................. : apaga todas as msgs
14. /msg bot notes TO ....................... : envia/deixa uma msg a um usuário via bot

15. /msg bot help ............................... : para obter ajuda do bot
16. /msg bot op ................................. : para o bot dar op-status a um usuário; o mesmo tem que estar cadastrado como OP no bot, coisa que só os masters podem fazer.



Postar um comentário

0 Comentários
* Por Favor, Não Faça Spam Aqui. Todos os Comentários São Revisados Pelo Administrador.
Postar um comentário (0)

#buttons=(Aceito !) #days=(365)

COOKIES: Esse Site Guarda Estatísticas de Visitas Para Melhorar a Sua Experiência de Navegação e Disponibilizar Funcionalidades Adicionais, Saiba Mais em Nossa Política de Privacidade
Aceito !